S3Web

S3Web

17.09.2010 Locaweb invavida por hacker nesta tarde de sexta-feira

Alguns dos websites hospedados na Locaweb ficaram fora do ar e outros ainda permanecem assim após um cracker, aparentemente turco, ter invavido o serviço de hospedagem da empresa.

O invasor efetuou o envio de arquivos padrão (index e default) para a pasta raiz dos websites substituindo os existentes.

No lugar das páginas iniciais, os websites crackeados apresentavam a bandeira da Turquia com um rosto, acompanhados da mensagem “BY iSKORPiTX -(TURKISH HACKER) - ALEMiN KRALI - best regards to all world.”

Um site chegou a publicar a listagem dos domínios atingidos por esse episódio e a notícia propagou rapidamente pelos usuários do Twitter

Este não é o primeiro e não será o último caso de invasão a um servidor de hospedagem, mas a repercussão será grande uma vez que, nesse caso, é com  uma das maiores empresas do ramo da América Latina.

Como resolver o problema

A questão envolvida (invasão) é grave, mas os danos causados são relativamente pequenos para a maioria dos casos.

Se você possui um backup local do website, acesso o ftp de sua hospedagem e remova da pasta raiz os arquivos listados abaixo:

  • index.htm
  • index.html
  • default.htm
  • default.html
  • x.htm

Em seguida, re-envie o arquivo da página inicial de seu site.

Caso você não possua esse arquivo, acesse o painel de controles da Locaweb e abra um chamado técnico explicando o ocorrido e solicitando a restauração do backup deste arquivo apenas.

Um caso infeliz mas serve para mostrar que nenhum sistema ligado a grande rede é 100% seguro. Acreditamos que a equipe técnica esteja tomando as devidas providências para que isso não ocorra novamente.

A assessoria de imprensa da Locaweb ainda não se manifestou mas deve divulgar uma nota oficial em breve. 


Fone: +55 19 99841-3953 | E-mail: contato@s3web.com.br